Tesouros que roubei

Porque aqui roubar não é um crime

E os ciganos…Pá Setembro 27, 2010

Filed under: Caixa Mágica,Ditos suspensos,Mundo adentro — tesourosqueroubei @ 6:22 pm

A Natureza tem horror ao vazio, é preciso criar novos inimigos”

José Pereira Bastos no Opinião Pública da SIC Notícias

Pelos vistos os ciganos já comeram à mesa com príncipes, até 1500, época dos descobrimentos, quando desapareceram as leis da diplomacia  e os ciganos foram postos no saco dos judeus e mouros numa perseguição étnica e religiosa, como todas, malévola.

Negar as raízes a bem ou negá-las à força destruindo as famílias, separando pai, mãe e filhos. Passam a existir os chamados “órfãos dos vivos” criados como cristãos, para tentar extinguir a etnia cigana. Havia ainda uma outra alternativa, a caça ao cigano, em que a apresentação da peça era digna de recompensa. Uma caçada mais bem sucedida para os frustrados sem mira para “animais” mais pequenos.

Não é de agora este racismo europeu como lhe chama o antropólogo, esta necessidade de descarregar a arrogância daqueles que não aceitam a diferença. A superioridade da maioria quadrada que não consegue curvar-se para deixar passar, deixar caber as minorias.

O pretexto é o perigo, “as ideias securitárias, fantasmáticas” de que os maus da fita são todos ciganos, ideias sem consistência. Não são uma identidade homogénea. A camada mais pobre é utilizada para dar a imagem que o povo português usa quando fala dos ciganos.

As pessoas confundem a “integração com a assimilação cultural” e este receio aos ciganos faz parte da história do país. “Sempre se apostou em produzir pão e não educação.(…)Temos enormes sentimentos de inferioridade. Pessoas que têm sentimentos de inferioridade têm que ser superiores a alguém. E são. Aos pretos e aos ciganos.(…) O cocó de Portugal é o Cigano, eu sou limpinho”.

“A autoestima das pessoas e dos grupos precisam de alguém que leve os pontapés.”

Mas como também os portugueses não ciganos não são uma massa homogénea, quero acreditar que a maioria dá espaço à diferença dos ciganos e a tudo o que é diferente.

 

1 Responses to “E os ciganos…Pá”

  1. Ziva David Says:

    Excelente texto! Muito obrigada.


Deixe um comentário